Elcione Leite de Paula

     No dia 27 de novembro de 1980, na cidade de Muriaé, Minas Gerais, nasceu Elcione Leite de Paula, no hospital São Paulo, com parto normal assistido pela doutora Catirina (in memoriam).

     Primogênito dos cinco filhos de Lourdes Pereira Leite de Paula e José Ferreira de Paula, neto de Wenceslau Bandeira e Laurentina (Santo Antônio do Glória - MG), desenvolveu seus estudos básicos na Escola Estadual Columba Teixeira e Silva, na E.E. Professor Gonçalves Couto e E. E. Prof. Orlando de Lima Faria, em Muriaé.

     Em busca de um sentido mais profundo para sua vida, que é missão, aos 20 anos ingressou na congregação dos Missionários do Sagrado Coração, incentivado pelo testemunho e profecia do saudoso Padre Tiago Prins, o "Padre João de Barro". Foi um momento especial para o crescimento da sua fé e espiritualidade encarnada.

     Após 3 anos de caminhada, voltou para Muriaé e foi acolhido pelo seu pároco, Padre Valdemar Tadeu Ferreira Orsay Gonçalves Lima e, naquele ano de 2004, conviveu com os colegas vocacionados Luciano e Taciano. Fizeram parte da primeira turma de serviço social da Faminas.

    Em 2005 ingressou no seminário propedêutico Santa Rita de Cássia, em Cataguases. No período de 2006 a 2013, cursou licenciatura em filosofia e bacharelado em teologia. Foi presidente do Diretório Central dos Acadêmicos do Centro de Ensino Superior de Juiz de Fora entre 2009 e 2010.

     Ordenado diácono na Catedral São Sebastião em Leopoldina, aos 30 de agosto de 2014, neste período serviu o povo de Deus na paróquia São José em Além Paraíba.

    No contexto do cinquentenário da Paróquia Nossa Senhora Aparecida, do Porto, em Muriaé, foi ordenado sacerdote, no dia 2 de maio de 2015, por Dom José Eudes Campos do Nascimento.

    Como sacerdote, serviu as Paróquias Nossa Senhora da Encarnação (Guiricema), Divino Espírito Santo (Ubá), São Sebastião (Volta Grande), Santa Cruz (Muriaé), Santo Antônio (Belisário), São Sebastião (São Geraldo) e atualmente Nossa Senhora Imaculada Conceição - Barra (Muriaé) como vigário paroquial do seu ex-formador Pe. Carlos Roberto Moreira de Oliveira. De janeiro a agosto de 2021 deu assistência aos irmãos e irmãs na Fundação Cristiano Varella.

    Padre Elcio carrega em seu coração a expressão de Dom Hélder Câmara (in memoriam) que ouviu de Padre Silas Geraldo: "começar é uma graça, persistir na caminhada é graça maior, mas a graça das graças é nunca desistir".


Homenageado por Administradora Honra ao Mérito
E-mail: alesoares72@hotmail.com