Voltar para os filtros

Odete de Souza e Rocine Nunes de Souza

  • Odete de Souza e Rocine Nunes de Souza.

                Neste ano de 2020 completam 73 anos de casados. Moradores da cidade de Muriaé (MG). O casal tem 9 filhos vivos e 2 falecidos.

                Filhos vivos: Maria do Carmo Nunes de Souza, Sebastião Nunes de Souza, João Nunes de Souza, José Nunes de Souza,  Joana Dar’c Nunes de Souza, Margarida Nunes de Souza, Luiz Jorge Nunes de Souza, Ana Cristina Nunes de Souza e Paulo César Nunes de Souza.

                Filhos falecidos: Getúlio Nunes de Souza e Clarindo Nunes de Souza.

                O filho Paulo César com apoio dos irmãos celebram a vida de seus pais. E com esta homenagem transcreve a história de amor de seus pais.

                No ano de 1945 dona Odete de Souza conhece o senhor Rocine na cidade de Miracena (RJ). Mais exatamente no distrito de Venda das Flores. Eles eram conhecidos de longe, e o Sr. Rocine trabalhava na roça (lavoura) e também com a fabricação de rapaduras. Se conheceram e se apaixonaram com toda a simplicidade de um casal humilde e que, pouco entendia sobre casamento e nem pensava em ter filhos. Ali naquele contexto o amor nasceu e maturou com a coragem deles em se unir no matrimônio.

                Com informações do filho João Nunes de Souza, temos a visão dos primeiros anos de casamento em que a família vivia nas fazendas "Trinaca" e "Santa Cruz" na cidade de Miracema, no distrito de Venda das Flores. Onde, ele retrata as dificuldades da vida na roça, em que o seu pai(Sr. Rocine), trabalhava no arado em plantações de arroz. Ele ia levar a marmita de comida e via seus irmãos mais velhos ajudando. Havia muita força de trababalho e respeito. 

                Naquela época, com as dificuldades, ele também percebia o amor de sua mãe(Dona Odete) e a força de vontade em ajudar na manutenção do lar. Ele se lembra das inúmeras vezes em que ele ia com sua mãe para mata buscar lenha e às vezes algumas hortaliças e ervas nativas.

                Com o apoio dos filhos José Nunes, Joana Dar´c, Luiz Jorge, Paulo César e Margarida registra-se que a família veio de Miracema para a cidade de Muriaé com o apoio da irmã(Arlete Souza e seu esposo, Sr. Gabriel), ficando morando na Rua Professor Carvalho (morro do Castelo). O Sr. Rocine se ofereceu como doador de sangue por muitos anos ao Hospital São Paulo de Muriaé. Épocas difíceis em que o nível de consciência das pessoas à questão de doação ao banco de sangue era rara e dependia muito do apoio dos mais sensíseis à esse apelo de salvar vidas.

                 Depois de alguns anos, a família já crescida e com 11 filhos, mudaram para o bairro São Gotardo, na cidade de Muriaé mesmo. E por generosidade do destino a família (dona Odete) acerta na "quina da loto" e as coisas por obra da sorte se ajeita mais facilmente. Onde, os pais deram ajudas aos seus filhos e conseguiram mudar para outra casa; agora, para o bairro da Barra em Muriaé, onde vivem até os dias atuais.

                 Como registro amoroso a família celebra os 73 anos de casamento de seus pais que atuaram como religiosos católicos atuantes nas comunidade onde moraram. E, seus filhos independente do credo religioso e atividades profissionais, preservam o respeito e o amor aos pais. Aqui, queremos lembrar do carinho e amor de toda a família que mantém o legado de boas amizades, respeito, trabalho, temor a Deus e união entre toda a família.


    Homenageado por Filhos, Netos e Noras
    E-mail: paulohumanizar@gmail.com

01/09/1948

Cidade / Estado

Muriaé / Minas Gerais

Categorias

Cozinheiras,Pedreiros

Coordenador Responsável

VALÉRIA ALCIONE E OUTROS

Consultor: Magali Campos de Souza
Telefone: (32) 9.0000-0000